Sony não pretende perder dinheiro com o lançamento do PS4

Publié le 11/05/2013 à 09:16 par notebook2

 

A Sony divulgou o balanço financeiro referente ao ano de 2012 (que terminou em 31 de março de 2013), porém não deu nenhuma previsão concreta a respeito do lucro esperado devido ao lançamento do PlayStation 4. Apesar disso, o CFO da empresa, Masaru Kato, durante a conferência de apresentação do relatório anual, disse que “diferente do PS3 e acessórios psp, não planejamos ter um grande prejuízo com o lançamento do PS4”.

Ao todo, o lucro anual da Sony foi de 458 milhões de dólares, praticamente o que havia sido previsto anteriormente. Esse número é positivo, principalmente devido a, no ano anterior, a empresa ter sofrido com um prejuízo histórico. Porém, graças ao seu novo presidente, à mudança do primeiro-ministro do Japão e à venda de alguns prédio da empresa, o ano de 2012 foi fechado de maneira satisfatória.

Kato afirma que espera ter boas vendas com o PlayStation 4, porém talvez o lucro dado pelo console no primeiro ano não seja significativo, pois será usado mais para cobrir as suas despesas de desenvolvimento. Os outros segmentos da companhia apresentam previsões estáveis em comparação às vendas previstas para o PS3 e para os portáteis (PSP e Vita), as quais devem diminuir 6,5 e 2 milhões de unidades em 2013 (no primeiro caso, a diminuição maior é devido ao PS2 deixar de ser considerado nos números).

Sony volta a lucrar após cinco anos no vermelho

A Sony  voltou a lucrar após cinco anos de prejuízos. Mais importante do que isso, a empresa revelou que não espera perder dinheiro com a venda do PlayStation 4, como ocorreu com o PlayStation 3 em seu lançamento.

Durante uma conferência nesta manhã, Masaru Kato, CFO da Sony, disse que a empresa está preparada para não perder dinheiro com o PlayStation 4, diferente do que aconteceu com o PlayStation 3, graças ao planejamento na criação de um novo console com estrutura de PC, o que necessitou um investimento muito menor em pesquisa e desenvolvimento.

Quando nós estávamos desenvolvendo o PlayStation 3, realizamos muitos investimentos internos para criar o Cell Chip. Além da pesquisa do Cell, tivemos que investir nas fábricas de sua produção.

Atualmente, nós temos uma equipe focada apenas no desenvolvimento de Chips, mas iremos encorporar no PlayStation 4 tecnologias já existentes no mercado e por isso, não teremos que realizar um investimento interno tão grande.

O lucro líquido da Sony também foi divulgado, ficando em U$436 milhões. Apesar de não ser um grande lucro, para uma empresa de seu tamanho, é a primeira vez em cinco anos que a empresa fecha um ano no azul. Vale lembrar que o último ano foi o primeiro de Kaz Hirai como CEO mundial da Sony, onde diversas mudanças internas foram realizadas.

O segmento de jogos fechou 2012 com uma queda de 12.2%, com lucro líquido de apenas U$18 milhões. Se comparado com o ano anterior, o lucro líquido caiu incríveis 94%. As vendas combinadas do PS2 e acessorios para ps2 e do PS3 cairam de 18 milhões para 16.5 milhões no ano passado, algo que não é surpreendente, visto que a Sony lançará em breve a sua nova geração de console. Já os portáteis, PSP e Vita, venderam juntos 7 milhões de unidades, sofrendo um acréscimo de 200 mil unidades quando comparado com o ano anterior.

Os sentimentos dos investidores, após a divulgação dos números de 2012, eram otimistas para o futuro da empresa.